Ligar o ar-condicionado no máximo aumenta ainda mais o consumo?


O texto foi escrito por Redação - Quatro Rodas

Mudar a velocidade ou a temperatura do ar-condicionado causa diferenças no consumo e na potência?

Existe diferença no consumo de combustível do veículo se eu usar o ar-condicionado na velocidade 1 ou 4? Se aumentar a temperatura, eu perco ou ganho potência? - Felipe Piacesi, Brasília (DF).

Não há diferença em consumo ou potência ao se mexer na temperatura ou na velocidade do ventilador. Ao elevar a temperatura, altera-se só a proporção da mistura do ar quente (que vai para a cabine após entrar em contato com o motor a combustão) com o ar frio (que é refrigerado pelo sistema de ar-condicionado). Em qualquer cenário, o compressor - responsável pelo aumento (pequeno) do consumo - continuará funcionando, exigindo a mesma carga de força produzida pelo motor.

A regra é válida tanto para os sistemas com controles manuais quanto os digitais multizona. No caso dos digitais, em alguns modelos, selecionar a opção Auto faz com que o compressor seja desacoplado momentaneamente quando a temperatura ideal é atingida. Porém, se sua preocupação for economia máxima, não segurança e conforto, não há truque mágico: desligue o ar-condicionado.